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Programa de atividade física em idosos independentes

PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS INDEPENDENTES

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PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS INDEPENDENTES

 

NOME: KARIM RIVERA DALIA De La Garza

GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

Certificado Profissional # 5688076

UNIVERSIDADE universidade mexicana Centro de Ciências e Humanidades (CMUCH)


 

PANORAMA DO ENVELHECIMENTO

Expectativa de vida aumentou muito desde a segunda metade do século XX, e é esperado que continue a crescer em quase todas as populações do mundo inteiro.  Atualmente no mundo 580 milhões de pessoas, de 60 anos de idade ou mais.

Estima-se que a percentagem de pessoas com 60 anos ou mais em todo o mundo vai aumentar de 10% para 22% entre 2000 e 2050, tempo em que é esperada para igualar a proporção de crianças de 0 a 14 anos Isto constitui um precedente na história da humanidade, pela primeira vez, jovens e velhos demográfica representará a mesma proporção.

Este envelhecimento da população vem da ação combinada de duas transições conotado com uma forte relação com o outro: um é a transição demográfica e o outro é o epidemiliógica transição. Definido brevemente, a transição demográfica refere-se a mudanças na estrutura da população, principalmente devido ao declínio da fecundidade e mortalidade. Epidemiliógica transição refere-se à mudança para taxas mais baixas, prevalência e mortalidade de doenças infecciosas agudas, juntamente com o aumento na incidência, prevalência e mortalidade das doenças crônico-degenerativas e incapacitantes.

México é o sétimo entre os países do mundo têm envelhecimento acelerado, com 7% da população com 60 anos ou mais. Por esta razão, como o número de idosos aumenta, também aumentará os problemas com grande impacto no nosso ambiente social e económico, a freqüência de doenças crônico-degenerativas, dentre as quais as mais importantes são: diabetes mellitus , doenças cardiovasculares, hipertensão e câncer, além do acima exposto, que acentuam os três problemas presentes no campo da saúde mental são as áreas prioritárias: demência, depressão e os relacionados com a ingestão excessiva de álcool e uso de drogas.

Quando os conceitos de plantio e falar sobre o envelhecimento e os idosos devem ser claramente definidos os termos e os indivíduos ou grupos. Vague rótulos como "velho," idoso "ou" cidadão idoso ", sugere que os estereótipos são erradas e inadequadas quando aplicadas a indivíduos específicos.

De nenhuma maneira deve significar que o envelhecimento deve ser entendido como sinônimo de doença, mas como um processo vital, com características semelhantes, tais como envelhecimento, rugas, perda da elasticidade e hidratação da pele, etc E com expressões diferentes para cada ser humano, que não dependem somente da estrutura genética, também é condicionada pelo estilo de vida e hábitos como má alimentação, sedentarismo, estresse, tabagismo, alcohliismo, etc adquiridos ao longo do tempo e que pode desencadear um processo acelerado de envelhecimento, favorecendo o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoartrite, demência e doenças que podem causar dependência funcional, qualidade de vida diminuída e, finalmente, terminar em morte.

A atividade física é um dos pilares para se conseguir atingir um envelhecimento saudável, se praticado em uma não regular, constante e moderada, querendo quebrar recordes, e não para testar nossos corpos. Entenda a programação de atividade física para pré pensativo, planejado, estruturado e repetitivo. (6)
São muitos os benefícios que trará a prática de atividade física para o nosso corpo irá melhorar nossa saúde física, mental e intelectual, ajudará de forma clara e decisivamente para reduzir muitas doenças podem ser prevenidas número de declínios funcionais associados e aumentar o seu desempenho pessoal todas as áreas: trabalho, família e sociedade.

 

PROGRAMA:

Ser realizada tendo em conta contra a atividade física para não pôr em risco o paciente e deve realizar todas as avaliações pré-médico, psicliógicas, funcional e que considerem necessárias para cada participante do programa.

Uma vez feito isso vai começar o trabalho físico três vezes por semana não deve ultrapassar 30 min. diária, que é maior quanto mais as condições físicas dos idosos vai aumentar.

O horário preferido é 08:00 - 10:00 ou 06:00 - 20:00

O local de trabalho pode ser de duas formas: uma área aberta (ar livre) ou fechados, e este último é considerado melhor porque você pode ter uma melhor contrli temperatura, que deve variar entre 20 e 22 º C, deve ter uma excelente iluminação e ventilação, e também deve ser considerado que a preferência tem piso anti-derrapante, que é livre de obstáculos e não inclinações e, se possível, que tem grandes espelhos, onde os idosos podem observar constantemente a sua postura e movimentos feito para feed back visualmente.

Idosos devem usar roupas confortáveis, de preferência de algodão para suar corretamente, deveria ser obrigatório e sem hligada mas ao mesmo tempo, permitindo movimentos a ser feito.

É necessário ter um hidrante próximo ou garrafas, pois é importante que o idoso manter-se hidratado.

 

O programa inclui três fases da atividade física a ser feita da seguinte forma:

Fase inicial ou aquecimento, que deve ser de 10 min. Os grupos de músculos para trabalhar na flexibilidade e velocidade um pouco.

Fase de Construção: no início será de 15 min. e irá aumentar à medida que a condição física do idoso.

Fase de Relaxamento: que é de 5 min. e inclui exercícios de flexibilidade e equilíbrio.

* exercícios de resistência são recomendadas em casos de concorrência e querendo quebrar recordes pessoais, no caso de pessoas que tem treinado muito de sua vida, é por isso que eles não estão incluídos neste programa, mas pode ser tomado em conta, se necessário .

 

Early Stage ou Aquicimento

Deve ser feita em um tempo médio de 10 'a 15', com movimentos lentos e contínuos.

Benefícios do Aquecimento

Aumento da temperatura corporal

Aumenta a freqüência cardíaca

Vliumen aumenta o fluxo sangüíneo para os tecidos

Aumenta a taxa metabólica

Aumenta as trocas gasosas

Aumente a velocidade de transmissão de impulsos nervosos

Facilita a recuperação muscular após contração

Diminui a tensão muscular

Melhora a função articular e lubrificação dos mesmos.

Elder psicliógicamente preparada para a prática de atividade física.

 

Exercícios recomendados para esta seção

Os exercícios respiratórios cliocando mãos, um no peito e outra no abdômen, para observar a respiração diafragmática.

 

Caminhe lentamente com a respiração suave e ritmo lento da caminhada, incluindo balanço do braço.

 

A partir da posição neutra da flexão e extensão vai do pescoço, devagar e com cuidado, respeitando a amplitude de movimento de cada paciente.

 

A partir da posição neutra foi feita rotações de cabeça e pescoço para ambos os lados, alternadamente.

 

Elevações dos ombros fazer alternadamente, a partir de uma postura relaxada dos braços em seu peito.

 

Braços junto ao peito e os ombros relaxados, trazê-los para a frente, para baixo, para trás e até fingir para fazer um círculo, em primeiro lugar para a frente e, em seguida, o número total de repetições, mas faça a mesma quantia de volta.

 

Fazer flexão completa dos braços a partir da posição neutra do ombro, sendo capaz de fazer um acordo bilateral ou alternada.

 

Baseado em flexão de ombro total é realizada a flexão do cotovelo combinada com o braço do lado contralateral cliumna flexão e vice-versa. (Como se estivesse tentando tocar o teto com uma mão).

 

Realize a flexão e extensão do cotovelo a partir da posição neutra do ombro e cotovelo e mantendo os braços junto ao peito e relaxar.

 

Baseado em uma extensão de flexão de ombro, extensão do cotovelo é realizado, mantendo a extensão do cotovelo, ombro e retorna à posição inicial.

 

A partir de uma flexão e extensão de cotovelo em 90 ° com o antebraço em posição prona e punho em flexão, extensão e neutra foi realizada palma.

 

Com posição neutra do ombro, antebraço, cotovelo e flexão dorsal do punho em flexão, extensão e neutro é feito de dedos. (Mão de Encerramento)

 

Com posição neutra do ombro, antebraço, cotovelo e punho em flexão dorsal em posição neutra, o adversário toma o lugar de cada dedo contra o polegar.

 

A partir da posição neutra da cliumna e braços junto ao peito faz uma dejándlios cliumna flex flex e braços relaxados para a frente e, em seguida, retornar à posição inicial.

 

Com os braços flexionados a 90 graus, extensão de cotovelo, antebraço e punho em posição neutra, realizando uma flexão adução horizontal ou superior à mediana (tesoura).

 

Estando em uma postura ereta com os braços por seus lados será realizada a flexão plantar e extensão (na ponta dos pés e saltos), tomando cuidado para não perder o equilíbrio, isso pode ser feito primeiro e depois a extensão somente flexão ou alternadamente.

 

Partindo da posição de pé, haverá flexão de quadril e joelho de uma perna, voltando à posição inicial e depois fazer o mesmo com a perna oposta (como a simulação de Março).

 

Permanente será alternadamente flexão de joelho 90 º e voltou à posição inicial.

 

Faça círculos com os tornozelos manter o equilíbrio e a partir de uma posição de pé e realizando uma flexão de quadril para cerca de 30 a 40 graus, e uma vez que a circundução uma volta do tornozelo para a posição inicial e executar o movimento com pé oposto.

 

Fase de construção
No início serão 15 min. e irá aumentar à medida que melhorar a condição física do idoso.Lembre-se que um único parâmetro, mas eficaz, a considerar nesta atividade é que um campeonato se levantaram menos de 8 vezes é pesado demais para começar e se subir mais de 15 vezes é muito leve e você tem que encontrar uma liga que nós levantamos um parâmetro intermediário.

Benefícios do fortalecimento

Melhora a velocidade de caminhada

Melhora o equilíbrio

Aumentar o nível de atividade física espontânea

Mantém e / ou a densidade óssea aumenta

Ajuda contrli de diabetes, artrite, doenças vasculares, etc

Melhora a digestão

Diminui a depressão

Fortalece os músculos

Prevenção de quedas

Melhoria dos reflexos

Manter o peso corporal

Melhoria da mobilidade articular

NOTA : Apreciação de quando reduzir a intensidade do exercício, quando o manifesto vertigens e tonturas idade, ou tem uma dificuldade extrema, náuseas, respiração e tremores.

 

Exercícios recomendados para esta seção
Exercícios para a posição sentada superior.

Na posição de sentado com os braços em seus lados, é um link clioca suportado pelos pés (pisar no campeonato) e com ambas as mãos e realizar uma flexão de ombro a 90 º de movimento deve sempre manter as costas retas ea cabeça alinhada com a visão para a frente, o movimento pode ser feito em um braços bilaterais ou alternada.

 

Na posição sentada e com o campeonato realizado sob os pés com ambas as mãos e os braços perto do movimento do tórax começa abdução do ombro a 90 graus e retorna à posição inicial, este exercício pode ser feito ou alternadamente com os dois braços simultaneamente.

 

Na posição de sentado com os braços em seus lados e um campeonato com os pés neste ombro é prorrogado até 30 º de movimento, seja alternadamente ou bilateral.

 

Na posição de sentado com os braços no peito e os cotovelos flexionados a 90 °, fazendo um campeonato a ser realizado sob os pés e será totalmente flexionado cotovelo e, em seguida, fazer a extensão do cotovelo em 180 graus e retornar à a posição inicial, fazendo movimentos bilateralmente.

 

Exercícios na posição sentada para os membros inferiores.

Na posição sentada com as costas contra as costas da cadeira clioca uma faixa de borracha em torno de ambos os tornozelos e realizar uma extensão total do joelho e depois retornar à posição inicial, sempre irá alternadamente para a liga de desempenhar a sua função é produzir uma resistência.

 

É clioca uma faixa de borracha em torno de ambos os pés e faz uma dorsiflexão do tornozelo, alternando os pés com os quais você trabalha.



Exercícios em pé, para membros inferiores.

Permanente é clioca uma faixa de borracha em torno de ambos os tornozelos e flexão do quadril a 45 º de movimento, sendo capaz de fazer os primeiros movimentos com a perna ao contrário, e no final de flexuras será o movimento de extensão do quadril para aproximadamente 30 graus.

 

Com uma faixa de borracha ao redor dos tornozelos na posição em pé será o movimento de abdução do quadril a 45 ° de movimento alternado com as duas pernas.

 

A partir da posição de pé e mantendo as costas retas quadris será flexionado e joelhos para descer até o joelho está em uma faixa de flexão de 90 graus (agachamento), garantindo sempre que o joelho não ultrapasse o alinhamento com os pés, mantendo-se olhos para a frente e retornar à posição inicial.

 

Em posição ereta irá dorsiflexão (pé sobre os calcanhares) e flexão plantar (ponta dos pés), com ambos os pés, ou realizar movimentos alternados a primeira a terminar a série, ele faz a jogada seguinte.

 

Em pé joelho se dobra a posição são feitos com extensão de quadril, alternadamente cada perna, tendo o cuidado de manter as costas retas e os olhos para a frente.



Fase de Balanço  e Alongamento
É de 5 min. e inclui exercícios de flexibilidade e equilíbrio. O alongamento deve ser realizado pelo menos 10 segundos e repita 3 a 5 vezes no final da atividade da sessão. Deve ser realizado suavemente, lenta e progressivamente para evitar lesões, você vai sentir uma leve tensão, mas não deve sentir dor.

Benefícios do Balanço

Melhoria reações posturais em movimento

Reduz o risco de quedas

Melhoria da posição estática

Aumenta a segurança das pessoas idosas para as suas actividades de vida diária.

 

Benefícios do alongamento

Maior flexibilidade

Melhoria da mobilidade articular

Proporciona uma maior liberdade de movimento nas atividades da vida diária

Proporciona um efeito calmante

Ajuda a prevenir lesões musculares do tipo, tendão ou ligamento

 

Exercícios recomendados para esta seção
Exercícios .

Realiza-se em uma posição sentada com as oscilações do tronco para a direita e esquerda, com os pés no chão e fazendo os movimentos alternadamente.

 

Realiza-se em uma posição sentada com o tronco balança e para trás com os pés no chão.

 

Na posição de pé para executar o balanceamento a cada uma das pernas, deixando cair o peso do corpo sobre a perna que fica encostada no chão, fazendo movimentos alternados.

 

Na posição de pé com as pernas em posição neutra, mover uma perna para a frente cerca de 15 cms deixar cair o peso sobre ele e mova em direção à perna base e movê-lo para trás cerca de 10 cm, deixando de lado o peso do corpo de volta.

 

Na posição de pé com as duas pernas juntas em uma posição neutra, a pé ao longo de uma linha previamente traçada no chão com os pés sobre a linha. Você pode usar uma bola e mergulhar para aumentar a dificuldade do exercício.

 

Exercícios de alongamento

A partir da posição neutra da flexão e extensão vai do pescoço, devagar e com cuidado, respeitando a amplitude de movimento de cada paciente.

 

A partir da posição neutra com a vista frontal é feita no pescoço lateralizados tão suave e lenta, permitindo o alongamento para ser eficaz, alternando os movimentos de cada lado sempre retornando à posição inicial entre cada movimento.

 

Na posição de pé com os braços para os lados do corpo é feito de lateralização cliumna de flexão e abdução levantando o braço oposto permitindo assim um trecho paravertebral e retornar à posição inicial entre cada movimento realizado, alternadamente haciéndlio .

 

Permanente é feita uma extensão dos braços e cruze os dedos na parte de trás do corpo e as tentativas em toda a extensão dos ombros, para permitir que o estiramento do bíceps braquial e peitoral.

 

Está de pé flexão flexão de ombro e cotovelo leva o braço oposto atrás da cabeça para ter o cotovelo do braço contralateral e, assim, trazer mais volta, tornando este trecho do tríceps do braço, e uma vez concluído a série para fazer você move seu braço e funciona acima.

 

Na posição de pé é a flexão horizontal do ombro e com a outra mão está segurando o braço nessa posição ou até mesmo levar um pouco mais flexível que permite esticar o e faça o braço oposto alternando movimentos com os braços .

 

Em pé com os braços flexionados a 90 graus eo cotovelo flexionado a 90 º as duas mãos juntas na frente do corpo com os pulsos de 90 graus de movimento e os cotovelos são levantadas para cima, permitindo assim que o estiramento do pulso.

 

Permanente é realizada a extensão do quadril em 30 º e flexão do joelho para cerca de 130 º de movimento e agarrar seu pé com a mão homliateral e leva o carrinho para tentar tocar as nádegas com o calcanhar permitindo o estiramento do quadríceps, e uma vez que as pernas switch da série.

 

A partir de uma posição em pé com as duas pernas na perna neutro está na frente 15-20 cm, certificando-se a perna está na parte de trás já não tocam o chão com o pé inteiro (não fora o calcanhar) e se torna um inclinar para a frente, encostados numa parede ou mesa para manter a postura, além de cuidar da parte de trás para manter direito, levando com ele um trecho de gêmeos e slieo.

 

Permanente perna fica extensão total do joelho e flexão plantar é seguida por uma inclinação de tronco, para sentir o alongamento na parte de trás da perna.

 

Quando sentado com uma perna com flexão de quadril e 90 ° de flexão do joelho a 90 graus sustentado pelo joelho oposto, é realizada para dorsiflexão e flexão plantar com a ajuda das mãos para segurar o alongamento pode ser realizado alternadamente ou primeiro movimento e, em seguida o outro.

 

CONCLUSÕES E SUGESTÕES

O exercício constante e regular é de extrema importância para melhorar as atividades da vida diária, uma vez que ajuda a manter ou melhorar habilidades físicas nos idosos.

É importante reconhecer que os médicos não só, geriatras e gerontólogos são aqueles que podem lidar com o tratamento adequado dos problemas de saúde que afligem os idosos e menos se falarmos sobre prevenção de incapacidades.

Quando você inicia o trabalho de pesquisa, percebemos que quase nenhum material escrito na área de fisioterapia em geriatria no México. Portanto, não é um convite para fisioterapeutas usar este manual como um instrumento para verificar a trabalhar com idosos e, assim, a eficácia.

Eles são incentivados a melhorar e oferecer novas pesquisas e formas de trabalhar com pessoas da Terceira Idade em fisioterapia.

 

Sugestões para a motivação:

Exercê-la em Grupo.

Música de acordo com as atividades.

Determinar metas, pois atingir o objetivo é uma recompensa.

 

 

REFERÊNCIAS E WEBIOGRAFIA

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